AS IPSS interessadas em participar devem inscrever os seus utentes:
5.2.14
13.1.14
Premiados do Concurso
Após reunião e deliberação do júri, divulgam-se os premiados da 2.ª edição do Concurso de Presépios em miniatura:
1º Prémio - Jardim de Infância Santiago (sala vermelha)
2º Prémio - Ana Paula V. Esteves
3º Prémio - Ariana B. Guerreiro
Os prémios serão entregues no dia 18 de Janeiro, na sessão de Cantar dos Reis, pelas 21.00 horas, no Museu do Abade de Baçal.
1º Prémio - Jardim de Infância Santiago (sala vermelha)
2º Prémio - Ana Paula V. Esteves
3º Prémio - Ariana B. Guerreiro
Os prémios serão entregues no dia 18 de Janeiro, na sessão de Cantar dos Reis, pelas 21.00 horas, no Museu do Abade de Baçal.
27.12.13
Fotografe o Presépio
Entre 15 de Dezembro de 2013 e 5 de Janeiro de 2014 decorre a iniciativa de fotografar presépios (em casa, na rua, escola, igreja, local de trabalho, etc.), levada a cabo pelo Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais, em parceria com a Pastoral do Turismo Bragança-Miranda.
As fotografias devem ser enviadas para: comunicacao.diocesebm@gmail.com
Serão publicadas, no máximo, 30 fotografias por dia. Os autores das 3 fotografias mais votadas receberão uma lembrança da Diocese.
Serão publicadas, no máximo, 30 fotografias por dia. Os autores das 3 fotografias mais votadas receberão uma lembrança da Diocese.
15.12.13
tertúlia "QUO VADIS FAMÍLIA"
Caro (a) Amigo (a),
Do plano anual de atividades da Unidade Pastoral n.1 de Nossa Senhora das Graças da Diocese de Bragança-Miranda - setor das periferias existenciais - faz para a tertúlia "QUO VADIS FAMÍLIA", a ter lugar no próximo dia 19 de Dezembro - quinta-feira, entre as 21.00horas e as 22.30horas, no bar do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.
Pretende-se que o momento sirva para refletir em conjunto o tema A Família e a Igreja Católica no início do III milénio - Um movimento de inclusão.
Lembrei-me de ti para tomares um café connosco e refletires sobre o tema. Leva um amigo também.
Do plano anual de atividades da Unidade Pastoral n.1 de Nossa Senhora das Graças da Diocese de Bragança-Miranda - setor das periferias existenciais - faz para a tertúlia "QUO VADIS FAMÍLIA", a ter lugar no próximo dia 19 de Dezembro - quinta-feira, entre as 21.00horas e as 22.30horas, no bar do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.
Pretende-se que o momento sirva para refletir em conjunto o tema A Família e a Igreja Católica no início do III milénio - Um movimento de inclusão.
Lembrei-me de ti para tomares um café connosco e refletires sobre o tema. Leva um amigo também.
Coroas de Advento e Presépios
A propósito do Advento e da época de Natal, o Secretariado
Diocesano das Comunicações Sociais (este ano em parceria com a Pastoral do
Turismo) lança, pelo segundo ano consecutivo, duas iniciativas na rede social
facebook.
Os diocesanos são convidados a fotografar as coroas/arranjos
de advento das paróquias e a enviar essas imagens para: comunicacao.diocesebm@gmail.com,
até ao dia 22 de Dezembro.
Publicadas no Facebook da Diocese (www.facebook.com/diocesebraganca.miranda),
as Coroas estarão em votação até ao Natal.
Fotografar presépios
Entretanto, a partir de 15 de Dezembro (3.º Domingo do
Advento) e até 5 de Janeiro (Epifania do Senhor) decorrerá a iniciativa de fotografar
presépios (em casa, na rua, escola, igreja, local de trabalho, etc.). As
fotografias serão destacadas diariamente no Facebook D. José Cordeiro.
Os autores das 3 fotografias mais votadas em cada passatempo
receberão uma lembrança da Diocese.
in "Mensageiro de Bragança", 13.12.2013
1.12.13
16.11.13
Concurso de Presépios em Miniatura - 2.ª edição
Desde a Idade Média que os presépios assumiram um valor incontestável na cultura popular enquanto expressão dos valores associados à solenidade do Natal. Destacando-se, por isso, no seio do ambiente familiar e nas comunidades paroquiais do nordeste transmontano.
A Unidade Pastoral da Senhora das Graças pretende dar continuidade à tradição, dignificando-a e tornando-a ainda mais presente nas comemorações da Quadra Natalícia, pelo que lança a segunda edição do Concurso de Presépios em miniatura.
Os interessados em participar devem consultar o REGULAMENTO, preencher a FICHA DE INSCRIÇÃO e devolvê-la no acto de entrega do presépio a concurso.
Informação actualizada em 16.11.2013, às 23h35.
23.10.13
Centros Sociais em formação
Esta 5.ª feira, 24 de Outubro, a rede de Centros Sociais e Paroquiais da Unidade Pastoral Senhora das Graças, em Bragança, levará a cabo uma acção de reflexão e formação sobre «o despertar da fé»
.
A formação (17h-20h), destinada a
educadores de infância, amas e auxiliares de educação, decorre no Centro Social
e Paroquial de Santo Condestável e será orientada por Maria João Ataíde, da
Escola Superior de Educadores de infância Maria Ulricht, em Lisboa.
Prevê-se a participação de
aproximadamente 50 pessoas. Serão atribuídos créditos de formação aos
educadores de infância.
Nota: A rede de Centros Sociais e
Paroquiais da Unidade Pastoral Senhora das Graças é constituída pelo CSP Santos
Mártires, CSP São Bento e São Francisco, CSP São Tiago e CSP Santo Condestável.
15.10.13
Oficina Pastoral turismo - 19 Outubro
Programa da oficina pastoral "Património e turismo - uma forma de evangelização" integrada na Abertura do Ano Pastoral 2013/2014:
18.9.13
Comunicado
A propósito da reacção popular, na aldeia
de Baçal (Unidade Pastoral de São Bento), a Diocese de Bragança-Miranda
informa:
- Que se encontra agendada, desde há vários dias, uma reunião com os membros do Centro Social e Paroquial de Baçal, a ter lugar no próximo dia 26 de Setembro;
- Porque Sua Ex.cia Rev.ma, o Sr. D. José Cordeiro, actualmente se encontra na Peregrinação Diocesana a Santiago de Compostela, é o Arcipreste de Bragança, Rev. Pe. Octávio Sobrinho, que assume a auscultação da população.
Gabinete de Comunicação
18.09.2013
15.7.13
D. José quer padres mais próximos das pessoas
Bragança, 15 jul 2013 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda
presidiu este domingo à ordenação de um padre e um diácono para a
diocese, pedindo que o clero seja próxima da população, particularmente
dos idosos.
“Sede bons e dai a vida pelo povo de Deus; dai tempo às pessoas, não sejais como aqueles que estão sempre ao telefone e sempre inacessíveis”, disse D. José Cordeiro, na homilia da missa a que presidiu na Catedral de Bragança.
O prelado deixou vários conselhos e alertas sobre questões como “o poder, o dinheiro, a fama”.
“Sede próximos e amigos de todos, sobretudo das pessoas idosas e levai-lhes carinho e ternura na visita aos doentes e aos mais sós”, apelou.
O bispo transmontano sustentou que os padres não devem acumular “riquezas pessoais”, mas multiplicar “o bem ao serviço de todos e em especial dos que mais precisam”, sendo “firmes na fé, alegres na esperança e generosos na caridade”.
“Não andeis tristes nem fomenteis o murmúrio nem a intriga”, disse ainda.
D. José Cordeiro afirmou que todos os membros do clero católico são chamados à “comunhão com Deus e com os outros” e que “ninguém se ordena a si mesmo”.
“Sede felizes e alegres na vida boa do Evangelho. Sede bênção para todos”, prosseguiu.
O responsável falou da importância do seminário para a formação dos novos padres e referiu que estes candidatos exigem paróquias “autenticamente cristãs”.
“Auguramos e ao mesmo tempo intercedemos pelo florescimento de uma nova primavera vocacional na Igreja presente em terras nordestinas”, referiu.
D. José Cordeiro deixou votos de que nunca faltem “corações alegres” que respondam: “Eis-me aqui, envia-me e na pessoa do próximo e no verbo amar encontrei a alegria plena da vida”.
Octávio Carmo / Agência Ecclesia
“Sede bons e dai a vida pelo povo de Deus; dai tempo às pessoas, não sejais como aqueles que estão sempre ao telefone e sempre inacessíveis”, disse D. José Cordeiro, na homilia da missa a que presidiu na Catedral de Bragança.
O prelado deixou vários conselhos e alertas sobre questões como “o poder, o dinheiro, a fama”.
“Sede próximos e amigos de todos, sobretudo das pessoas idosas e levai-lhes carinho e ternura na visita aos doentes e aos mais sós”, apelou.
O bispo transmontano sustentou que os padres não devem acumular “riquezas pessoais”, mas multiplicar “o bem ao serviço de todos e em especial dos que mais precisam”, sendo “firmes na fé, alegres na esperança e generosos na caridade”.
“Não andeis tristes nem fomenteis o murmúrio nem a intriga”, disse ainda.
D. José Cordeiro afirmou que todos os membros do clero católico são chamados à “comunhão com Deus e com os outros” e que “ninguém se ordena a si mesmo”.
“Sede felizes e alegres na vida boa do Evangelho. Sede bênção para todos”, prosseguiu.
O responsável falou da importância do seminário para a formação dos novos padres e referiu que estes candidatos exigem paróquias “autenticamente cristãs”.
“Auguramos e ao mesmo tempo intercedemos pelo florescimento de uma nova primavera vocacional na Igreja presente em terras nordestinas”, referiu.
D. José Cordeiro deixou votos de que nunca faltem “corações alegres” que respondam: “Eis-me aqui, envia-me e na pessoa do próximo e no verbo amar encontrei a alegria plena da vida”.
Octávio Carmo / Agência Ecclesia
Subscrever:
Mensagens (Atom)














