Ontem, dia 11 de Agosto, sábado da semana XVIII, lembrou-se a memória de Santa Clara de Assis. Recebemos das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramento, que têm a Casa de Santa Clara - Paramentaria e artigos religiosos, situada na nossa Paróquia, a seguinte mensagem:
Paz e Bem!Hoje a Liturgia da Igreja aponta-nos a figura e a santidade de Clara de Assis.
Primeira filha de Ortolana e Favarone de Offreduccio, irmã de Santa Inês e da Bem-aventurada Beatriz, Clara nasceu no ano de 1193, em Assis. Residiu com a família em Perusa durante os anos 1200 a 1204. Orientada por São Francisco de Assis, no domingo de Ramos de 1211 deixou tudo para servir a Deus, enfrentando corajosamente a fúria dos parentes que queriam demovê-la dos seus propósitos, fixando-se com a sua irmã, Inês no Mosteiro de São Damião, reconstruído por São Francisco e onde acolheu companheiras na vida de pobreza evangélica. Mais tarde também a sua irmã Beatriz e a sua mãe, entretanto viúva, a acompanharam neste percurso de entrega radical ao Senhor Jesus Cristo. Foi Abadessa durante 42 anos. Morreu a 11 de agosto de 1253, há precisamente 759 anos.
Neste ano de 2012 estamos a celebrar os oitocentos anos da vocação de Clara de Assis e da existência da Ordem das Clarissas.
Clara de nome,
mais Clara pela sua vida,
claríssima nas suas virtudes!
Assim a descreve Tomás de Celano na sua biografia
Desde a Casa de Santa Clara, em Bragança, segue esta palavra de estímulo na vivência da nossa comum consagração batismal.
Saudação muito amiga, bom Domingo. Ir. Maria José Oliveira







